Segredo das Argilas

Aprenda os Benefícios Cosméticos para pele e cabelos 

Autora: Andrea CL


Ola meninas !! Vamos começar a uma série de postagens com um tratamento caseiro profundo completo com Argilas para a pele e para os cabelos.
Serão postagens semanais com cada uma das argilas e com a mistura de duas ou mais e seus benefícios com o auxílio de máscaras, vitaminas e chás naturais que irão auxiliar no tratamento.
Passei um periodo estudando cada uma das cores e suas propriedades e testando para obter resultados excelentes e o mais importante de forma natural.
Mas primeiro precisamos entender neste primeira postagem quais os benefícios da argila sendo utilizada de forma cosmética.
Os principais argilominerais que podem ser encontrados na composição química da argila são:
Alumínio - Atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante e combate contra espinhas, furúnculos e celulites, até infecções graves.

Ferro- 
Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.

Magnésio - A
juda na hidratação e na síntese das fibras do colágeno.

Manganês - 
Tem ação específica na biossíntese do colágeno, anti-infecciosa, cicatrizante e antialérgico.

Silício - 
Tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Na pele, proporciona hidratação, atua contra a flacidez cutânea e reduz as inflamações.

Sódio e potássio - 
Ajudam a manter a hidratação e o equilíbrio iônico das células cutâneas.

Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica, por isso torna-se muito importante conhecer sua composição antes de usá-las. Cada tipo apresenta uma composição de minerais diferentes e é essa composição de inúmeros componentes que confere às argilas diversas colorações. Podem ser encontradas argilas verdes, vermelhas, rosas, brancas, pretas, roxas, amarelas, cremes e marrons - cada uma com uma finalidade específica.

Propriedades das Argilas

- Eficaz no tratamento de inflamações, edemas e inchaços.
- Elimina toxinas e impurezas
- Tonificante corporal 
- Nos cabelos, possui propriedades anti-seborreica e é usada na eliminação de impurezas.
- Clareamento da pele.
- Promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo.
- Reconstrói os tecidos, estimulando o crescimento dos fios, pois atua na circulação
- Faz desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal.
- Elimina a oleosidade da pele e cabelo.
- Elimina bactérias e tem efeito calmante.
- Suaviza e amacia a pele.

Tipos de Argilas

Argila branca
É indicada para peles sensíveis e desidratadas. A argila brancacontém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, tem ação suavizante e cicatrizante.

Argila vermelha
É uma argila rica em óxido de ferro e cobre. A argila vermelha serve para hidratar e prevenir o envelhecimento da pele, reduzir medidas e age como antiestressante.

Argila rosa
É a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas, pois possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante.

Argila verde
A argila verde possui maior diversidade em elementos. É indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, combate edemas, é secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante.

Argila cinza
Indicada para peles oleosas e manchadas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é uma excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele.

Argila marrom
A argila marrom é um tipo raro devido a sua pureza. É eficaz contra acne e tem efeito rejuvenescedor dos tecidos.

Argila preta
É a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. A argila preta é muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas. Tem ação antiinflamatória , anti-artrósica, absorvente e anti-stress.

Argila Amarela


Refrescar e desintoxicar a pele; hidratação e maciez; combate ao envelhecimento e estimula o rejuvenescimento; reduz possíveis inflamações em nossa pele; ajuda peles secas e frágeis, aumentando a elasticidade cutânea.

Argila dourada
A argila dourada tem ação tonificante e é indicada para peles maduras e cansadas.
Agora que sabemos para que serve, a composição e suas propriedades próxima postagem começaremos então o Tratamento Completo para reconstrução dos cabelos e para a Pele. Aguardem as próximas postagens!!!