Umectação Caseira

A umectação capilar – antigamente chamada de “banho de óleo” – é uma técnica utilizada há milênios pelas indianas, que consiste em aplicar óleo vegetal puro (e morno) no cabelo, como por exemplo azeite de oliva extravirgem, massageando e deixando agir por um tempo. Ela repõe a umidade natural e os lipídeos dos fios, nutrientes necessários pra que fiquem saudáveis, hidratados, macios, brilhantes, soltinhos, com volume controlado, sem pontas duplas e ressecadas ou frizz!
O método trata os fios de dentro pra fora, melhorando também sua elasticidade e, consequentemente, fortalecendo-os. Pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, inclusive nos cabelos oleosos – já que todos precisam às vezes de uma reposição de nutrientes, e a lavagem acontece normalmente depois, fazendo com que todo o óleo seja retirado. É ótimo principalmente pra cabelos que sofreram processos químicos muito agressivos!

Veja abaixo alguns óleos mais usados para fazer umectação:

    umectação caseira
  • Óleo de Semente de Uva – Acelera o crescimento dos fios deixando-os mais fortes e brilhantes. Por ter uma textura leve, ele não deixa o cabelo com um aspecto pesado. Por esse motivo, poderá ser aplicado em todos os tipos de cabelos.
  • Óleo de Coco - É um ótimo hidratante e tem alto poder de penetração na cutícula do fio, por isso é indicado para fios ressecados. Controla o frizz e elimina as pontas duplas, além de deixar os cabelos mais maleáveis e fáceis de pentear. Rico em ácidos graxos e vitamina E, também é uma ótima opção para quem quer fazer uma hidratação profunda. Suas propriedades restauram a estrutura dos fios, proporcionando equilíbrio aos cabelos danificados.
  • Óleo de Jojoba – Indicado para qualquer tipo de cabelo, dá brilho aos cabelos, combate a caspa e a queda. Desentope o bulbo capilar, ajudando quem tem couro cabeludo oleoso.
  • Óleo de Macadâmia  - Contém ômega 7 que envolvem as fibras capilares, evitando assim a perda de água natural, mantendo a hidratação por muito mais tempo. Deixa os cabelos maleáveis e controla o frizz.
  • Óleo de Urucun - Retirado de uma planta originária da Amazônia, esse óleo protege os cabelos dos raios UV (ultravioleta).
  • Óleo de Rícino - Dá força e estimula o crescimento dos cabelos.
  • Óleo de Argan - Extraído de uma árvore natural do Marrocos é um excelente hidratante que promete deixar os fios mais brilhosos e macios. Possui propriedades hidrofóbicas, os cabelos ficam livres dos fiozinhos arrepiados e do efeito frizz.
  • Óleo de Abacate - É rico em vitaminas A e E. Por isso é um poderoso antioxidante, que inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento, o que garante hidratação e nutrição profunda aos fios.
  • Óleo de Linhaça - Hidrata, dá brilho e combate o frizz.
  • Óleo de Amêndoas Doces
  • Óleo de Gergelim
  • Óleo de Gérmen de Trigo
  • Azeite de Oliva - É Anti Oxidante Natural, tem propriedade emoliente que confere brilho e Hidratação aos fios.
  • Manteigas de cacau, de cupuaçu, de karité, dentre outras.
 
Você vai precisar de:
  • Óleo vegetal 100% puro
O óleo tem que ser vegetal e totalmente PURO, sem nenhum silicone, parafina ou petrolato (vaselina) em sua composição. Nunca use óleo mineral! Ele não penetra nos fios, por isso não trata nem um pouco o cabelo.
Escolha o óleo (ou manteiga) vegetal de sua preferência! Óleo de coco, de argan, de ojon, de abacate, de girassol, de semente de uva, de jojoba, de rícino, de babosa, de soja, de gergelim, de amêndoas doces, de gérmen de trigo, entre outros. Manteiga de cacau, de karité, de cupuaçu, etc. São várias opções! E a melhor de todas… Azeite de oliva extravirgem. Sim, aquele de cozinha mesmo, que todo mundo tem em casa! Mas tem que ser extravirgem, faz toda a diferença no resultado, nesse caso não serve virgem ou qualquer outro tipo.


Os óleos próprios pra uso em cabelo existentes no mercado normalmente não são puros, possuindo outras substâncias nas fórmulas. Esses óleos vegetais ideais pra fazer umectação costumam ser encontrados em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados, não em farmácias ou perfumarias. Os melhores, na minha opinião, são os óleos de coco e de argan. Mas, como eu disse, recomendo o azeite extravirgem porque é ainda melhor! Só que isso pode variar de cabelo pra cabelo, então, caso não veja muito resultado com um óleo, tente com outro.
Pra conseguir um efeito ainda melhor, combinando hidratação + nutrição, vale misturar o óleo com 10 ml (2 tampinhas) de Bepantol líquido ou Bepantol Derma Solução – que pode ser encontrado em qualquer farmácia . O Bepantol é uma solução de vitamina B5 (dexpantenol), que fortalece e hidrata muito os fios, deixando-os sedosos e brilhantes!

 Como fazer:
  • Esquente um pouco de óleo no microondas (15 segundos) ou em banho-maria, até que fique morno. Não pode ficar muito quente, senão vai acabar “fritando” o cabelo e causando o efeito contrário! A temperatura deve ser aquela que dá pra colocar a mão, sem queimar. A quantidade de óleo é opcional e depende do tamanho do seu cabelo, não precisa exagerar – pra não gastar produto em excesso. Mas também não economize, aplique sem medo! Use o suficiente pra envolver todos os fios, sem ficar pingando.
  • Com o cabelo seco, aplique o óleo morno, mecha por mecha, fazendo movimentos repetidos (começando na raiz e indo até as pontas). Essa técnica é chamada de “enluvar o cabelo” e serve pra aquecer os fios, estimulando a absorção do produto.
  • Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos em leves movimentos circulares por aproximadamente 10 minutos, sem usar as unhas. Faça a massagem como se fosse um cafuné, em diferentes direções, sem pressa, pra ativar a circulação. Ela ajuda no crescimento do cabelo! É um dos segredos do rápido crescimento dos cabelos das indianas.
  • Coloque uma touca tradicional, envolvendo todos os fios. Deixe agir por 2 horas! Se o seu cabelo estiver muito ressecado, vale a pena dormir com o óleo nos fios pra eles absorverem melhor os componentes, deixando agir por mais de 8 horas e só retirando no dia seguinte.
  • Depois de deixar o produto agir, lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador. Passe o shampoo quantas vezes forem necessárias, até retirar o óleo completamente! Se quiser um resultado ainda melhor, faça uma hidratação rápida com a máscara de tratamento de sua preferência. Pronto!
    UMECTAÇÃO CAPILAR APÓS O SHAMPOO
  • Lave os cabelos com o shampoo de sua escolha e enxague;
  • Retire o excesso de água dos fios com auxílio de uma toalha.
  • Separe o cabelo em mechas, aplique o óleo mecha a mecha massageando os fios. Vá desembaraçando os fios com a ajuda de um pente de dentes largos, lembrando que os cabelos ficam mais frágeis quando estão molhados, por isso penteie os cabelos devagar e com cuidado para não quebrar os fios.
  • Feita a aplicação do óleo em todo o cabelo coloque uma touca térmica e deixe agir em torno de 1 a 2 horas.
  • Depois retire o óleo do cabelo com água morna ou fria e passe um condicionador. Caso ainda sinta resíduos de óleo nos cabelos após enxaguar o condicionador, repita a operação, será ele quem tirará os resíduos de óleo dos fios e selará as cutículas para que os nutrientes não se percam.
    UMECTAÇÃO CAPILAR FRANCESA
  • Esquente a quantidade de óleo necessária para o cabelo todo em banho maria ou esquente no microondas até fica morno, veja bem é MORNO e não quente, fervendo;
  • Após mornar o óleo, divida o cabelo em partes e vá enluvando mecha a mecha aplicando o óleo;
  • Terminada a aplicação do óleo em todo o cabelo, deixe agir por 1 ou 2 horas com uma toca comum, pode ser aquela de banho mesmo;
  • Passado o tempo de pausa retire todo óleo dos cabelos com água, passe um shampoo e um condicionador de sua preferência.


A frequência da umectação depende do estado de cada cabelo, e vai diminuindo à medida que os fios forem tratados! O ideal é começar fazendo de 15 em 15 dias, uma vez deixando agir por 2 horas e outra vez durante a noite, alternadamente.

A umectação pode ser feita como etapa de nutrição do cronograma capilar, uma rotina de cuidados com os fios – dividindo os tratamentos entre hidratação, nutrição e reconstrução – que recupera os cabelos danificado.
Lembrando que a umectação não substitui a hidratação, justamente por ser um tipo de nutrição! Hidratação e nutrição são coisas diferentes. Por isso, as hidratações devem continuar sendo feitas toda semana ou quinzenalmente, dependendo das necessidades do cabelo.

Uma dica pra ajudar a manter o cabelo sempre lindo é aplicar um pouco de óleo vegetal nas pontas toda vez que for lavar os fios, deixando agir por 20 minutos e depois lavando normalmente.