Atividade física ou exercícios físicos

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS EM  PRATICAR  ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIOS FÍSICOS


Autora: Andréa CL


Olá meninas!! Em nosso dia a dia temos uma vida ativa em trabalhos, e não percebemos o quanto isso vem tomando nosso tempo e tragando nossa saúde.
Algumas pessoas reclamam por precisar de praticar mais atividade física, devido o excesso do sedentarismo, mas para entender até que ponto estamos deixando nossa saúde de lado, temos que saber a diferença entre Sedentarismo, Atividade Física e Exercícios Físicos.

O sedentarismo  nada mais é do que a realização de práticas que não aumentam consideravelmente o gasto energético, ou seja quando não estamos  acima do nível de repouso, como dormir ou permanecer sentado em frente ao computador, por exemplo.
Claro que não devemos deixar de trabalhar, mas uma pessoa sedentária, passa aproximadamente mais de 8 horas sem ativar a musculatura do corpo.
Por ser um dos maiores inimigos da saúde, devemos movimentar o corpo para gastar calorias, não acumular quilos extras e manter o aparelho cardiovascular em dia.
O excesso do Sedentarismo leva o indivíduo a acumular gorduras e consequentemente a saúde começa a ficar comprometida. 
Para manter uma qualidade de vida mais saudável sabemos que temos que ser mais ativo, porém como? Qual a diferença e qual é o objetivo que temos fisicamente. Esse é o mais importante para começar as mudanças mentais e físicas. 
A atividade física pode ser entendida em um contexto muito amplo: ela é todo o tipo de movimento produzido pelos músculos, que nos causam um gasto energético acima do que teríamos em repouso. Por exemplo, em outras palavras, ela é tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansando: andar do quarto para a sala, limpar a casa, lavar a louça, passear com o cachorro, descer a escada do prédio, brincar com os filhos, levantar para atender o telefone, cuidar do jardim enfim, quando estamos nos movimentando. Ela  é algo sistematizado ou programado, simplesmente ocorre pela necessidade natural do ser humano a se relacionar com seu meio e seu estilo de vida.
Porém quando buscamos viabilizar esses recursos naturais, sua vida em excesso com controles remotos ou telefones sem fio, quem usa o carro para tudo e evita todo o tipo de esforço, certamente estará literalmente SEDENTÁRIO, e passa a ser uma consequência o ganho de uns quilos extras em médio e longo prazo.

O exercício físico
, por sua vez, é uma sequência sistematizada de movimentos, ou seja, executados de maneira planejada e com um objetivo especifico.
Ela é repetitiva e deve ser feita com a ajuda de um profissional de saúde, pois somente ele poderá determinar a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico da pessoa.
O exercício pode servir para desenvolver valências físicas, equilibrar ou aumentar a musculatura, reduzir de maneira mais rápida o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuição da pressão arterial e precaver o surgimento de males como diabetes e patologias cardiovasculares. Alguns dos exemplos mais comuns são a natação, a corrida, a musculação, o futebol, o basquete e muitos outros esportes.


Então o ideal é que possamos dosar tudo em nossa vida. Trabalhar, mas sem esquecer que temos que ter  hábitos que nos auxiliam em melhorar nossa qualidade de vida através de atividades físicas, exercícios e principalmente para manter nosso corpo saudável devemos nos policiar com a alimentação, pois somente através de alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e sais minerais, evitando o consumo de gorduras saturadas e alimentos industrializados, podemos obter mais resistência muscular mantendo nossa saúde estabilizada e aumentar os nossos anos de vida.