Como reduzir o sódio dos alimentos

Aprenda os riscos dos excessos de sódio e como ter uma vida saudável

Autora: Andrea C.L


Ola meninas!! Sempre que falamos de receitas caseiras de beleza para pele e para os cabelos, falamos antes de mais nada do que comemos. Nossa alimentação influencia em nossa pele, cabelos e principalmente em nossa saúde. Um dos benefícios e um dos grandes vilões para nossa qualidade de vida é o sal. 
O Sódio é um elemento de origem mineral que unido a um outro elemento, o cloro, forma o cloreto de sódio, ou sal, como o conhecemos de forma comum.

O sódio em excesso está associado a uma série de doenças crônicas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas renais e cânceres.

No Brasil o Ministério da Saúde, segue as recomendações da OMS: até 5 g/dia de sal (2000 mg de sódio).Essa quantidade corresponde, em medida caseira, a apenas 1 colher rasa de chá (uma colherzinha bem pequena). Mas infelizmente pesquisas realizadas apontam que estima-se que a população brasileira ingere uma média de 9,6 g/dia de sal, ou seja, o dobro do que é atualmente recomendado.
Devemos ficar sempre atentos e buscar consumir uma quantidade maior, claro dentro de uma cardápio equilibrado de alimentos de origem vegetal são todos muito pobres em sódio, sendo praticamente inexistente nas frutas e muito escasso em cereais e leguminosas, contudo, reduzir os alimentos de origem vegetal que apresentam uma maior concentração de sódio são as algas, aipo, espinafres e hortaliças. Já nos alimentos de origem animal, o sódio é bastante abundante, tal como no leite, carne, ovos e peixe. Então o segredo não é deixar de consumir mas observar os alimentos que já contém sódio utilizar pitadas de sal  e consumir mais ervas aromáticas para dar mais sabor aos alimentos.

Dicas de como reduzir o consumo do sódio


  • Não utilize saleiro na mesa durante a refeição;
  • Prepare os alimentos com uma quantidade mínima de sal;
  • Utilize temperos naturais, como alho, cebola, ervas aromáticas, etc.
  • Evite alimentos industrializados, dê preferência por consumir alimentos naturais.
  • Leia sempre os rótulos dos produtos e verifique a quantidade de sódio dos alimentos industrializados.

Nem sempre uma comida com pouco sal significa uma comida sem gosto, sem graça, use e abuse com as ervas aromáticas, como: manjericão, alecrim, orégano, salsinha, sálvia, tomilho e outras.