Alimentos - Antioxidantes e seus benefícios

Alimentos que restauram a beleza   

Saiba quais são as vitaminas para a saúde, cabelo e para a pele.

Autora: Andréa C.Leite

Ola meninas!!! Pesquisando muito e após emagrecer mais de 40 quilos, percebi que podemos mudar todas as nossas rotinas e hábitos alimentares. Comecei a pesquisar as propriedades de cada alimento e quanto meu corpo precisava para que eu pudesse emagrecer e ao mesmo tempo ter uma alimentação saudável. Eu diria para ser mais exata uma reeducação alimentar, mas não só em quantidades, mas também em alterar algumas coisas que eu comia por outras mais saudáveis. As pessoas tem o hábito de dizer que faz reeducação alimentar somente na quantidade e continua consumindo as mesmas coisas e a questão não é somente emagrecer, mais manter qualidade de vida, e para isto é preciso sim, mudar a alimentação. 

Hoje em dia se tornou impossível não consumir produtos industrializados, e nós sabemos que todos eles contém conservantes, calorias e gorduras saturadas. O consumo destas comidas gordurosas faz com que o nosso organismo e o nosso corpo fiquem intoxicados, devido a estas toxinas presentes nos alimentos não saudáveis, acabam se tornando um grande problema para a nossa saúde, tais como: ressecamento e envelhecimento da pele, cabelos opacos e quebradiços, e um dos grandes males a obesidade. Estas toxinas são chamados de Radicais Livres. Entre as causas externas mais prováveis de formação de radicais livres no nosso corpo encontram-se:

- Poluição ambiental e gases de escapamentos de veículos;
- Raios X e radiação ultravioleta do sol;
- Fumo e fumaça de cigarro e o álcool;
- Resíduos de pesticidas;
- Substâncias tóxicas presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, aflatoxinas, etc);
- Stress e alto consumo de gorduras saturadas (frituras, embutidos, etc)
Até mesmo nos alimentos mais saudáveis nós estamos ingerindo estas toxinas através do agrotóxicos. Por isso, existem os alimentos antioxidantes, que são responsáveis por acabar com essas toxinas e eliminar os radicais livres do nosso corpo, que o nosso próprio organismo produz de forma natural, e isso ocorre durante processos que o próprio corpo faz como a respiração e energia produzida. Estes alimentos são anti-inflamatórios combatendo os radicais livres e desinflamando o organismo, melhorando o funcionamento e o processo de eliminação das toxinas e ocasionando uma perda de peso pouco a pouco de forma natural e saudável. 

Os alimentos mais importantes que são considerados antioxidantes são:

- Vitamina C encontrada em grande quantidade nas frutas cítricas e vegetais verde escuros (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate, etc);
- Vitamina E encontrada principalmente no germe de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha o Pará, gema, vegetais folhosos e legumes;
- Vitamina A encontrada principalmente em alimentos como a cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão.
- Selênio, um mineral encontrado na castanha do pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves.
- Zinco, outro mineral encontrado principalmente nas carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves e leite. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.
- Bioflavonóides, substâncias ativas encontradas em frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas.
- Licopeno, substância ativa encontrada principalmente no tomate.
- Isoflavonas, substância ativa encontrada principalmente na soja.
- Catequinas, substâncias ativas encontradas principalmente em frutas da família do morango, uva e chá verde (green tea).


É muito importante lembrar que quando falamos em mudar a alimentação estamos falando em incluir novos alimentos que realmente pode nos proporcionar uma qualidade melhor de vida. Reeducação significa mudar a antiga para uma nova. 
Espero que tenha esclarecido e convencido as vantagens de se alimentar corretamente e espero que você inclua estes alimentos no seu dia-a-dia, vale a pena.



EMAGREÇA COM SAÚDE SAIBA MAIS:

- Dietas das Frutas                        - Dieta Simples
- Sopas Emagrecedoras                 - Dieta para Secar a Barriga
- Dietas Rápidas                             - Chás Emagrecedores