Touca de Gesso Caseira

Redução do Frizz dos Cabelos

Aprenda a restaurar e diminuir o volume 

Autora: Andréa C.L


Olá meninas!!! A minha busca total pela beleza saudável tanto da minha pele, da minha saúde e dos meus cabelos fizeram com que eu começasse a pesquisar muito e adaptar algumas receitas que já existem de uma forma mais eficaz e mais nutritiva. 

As vezes as pessoas acham que se cuidar demais é ruim, claro tudo em excesso é ruim, porém nós sabemos que a auto estima é muito importante e cabelos bem cuidados contribui para ela se elevar. Ter um cabelo sedoso, com brilho se tornou uma das grandes preocupações das mulheres e para que eles possam crescer precisam de vitaminas, sais minerais e aminoácidos.   Normalmente as pessoas pensam que somente irão encontrar isto em produtos cosméticos industrializados, é errado pensar assim, pois os alimentos   que o organismo precisa para nossa sobrevivência contém todas estas proteínas. 

Nem todos os alimentos nós ingerimos corretamente e nem todos nós temos o hábito de consumir, então consumimos de forma externa, aplicando diretamente na raiz e nos fios do cabelo, aliados a uma alimentação equilibrada teremos um excelente resultado de beleza e vida saudável.

Nossos cabelos estão em constante renovação, com o uso de químicas, traumas físicos, os fios vão enfraquecendo e as cutículas começam a se abrir formando as famosas pontas duplas, e em seguida os ressecamentos e quebras. Em muitos casos quando ocorre todos estes fenômenos é recomendado um Cronograma Capilar que trata passo a passo da recuperação e restauração dos fios. Por ser queratinizado,  passa a ser necessário a reposição de proteínas encontradas no fio chamado de  ciment (cimento) que é uma substância produzida naturalmente que ajuda a selar as cutículas  e protege a parte interna dos fios. 
É muito importante lembrar que este processo não deve ser feito somente quando enxergamos estes estragos, deve ser feito periodicamente para preservar, sendo estimulado no crescimento aumentando sua resistência.

Hoje em dia,  as pessoas buscam estes resultados aliados a produtos cosméticos, receitas caseiras com elementos naturais onde podemos unir todas as proteínas que se perdem com o desgaste dos fios. Uma das receitas que realmente vi muito resultado imediato é a Touca de Gesso. Encontrei receitas que falam do uso somente da Maisena e do Leite, porém, pesquisando vi que não funciona e os alisamentos que dizem que ficam, não é verdade somente com o uso destes elementos. Adaptei esta receita e fiz algumas substituições, que vi grandes resultados imediatos, incluindo algumas vitaminas especificas para repor esta substância ciment do cabelo.

A Touca de Gesso pode ser feito em todos os tipos de cabelo, porque sua finalidade é reduzir o volume e acabar com o frizz que surge devido ao uso excessivo de secador e chapinha, falta de hidratação e até mesmo o clima podem contribuir para deixar os fios estáticos. Isso ocorre quando a agressão externa abre as cutículas da fibra capilar e comprometem a estrutura do fio, que fica sem formato e rebeldes. A touca não elimina de vez, mas se você adquirir o hábito de 15 em 15 dias realizar, seus cabelos irão ter uma qualidade muito melhor. Meninas, as receitas caseiras dão resultados diferenciados a cabelos secos, oleosos, mistos, de acordo com o tipo de fruta ou qualquer outro elemento utilizado mediante sua classe de vitamina, e com um auxílio de produtos cosméticos com certeza o resultado será cada vez melhor.
 



foto montagem da touca
Elementos utilizados na Touca de Gesso:- 2 colheres de maisena 
- 1/2 copo de leite de coco (para cabelos curto colocar uma quantidade menor)
- 2 colheres de mel
- 2 colheres de creme com queratina (pode usar também queratina liquida)

Modo de Fazer:

- Peneirar o leite de coco, para ficar somente o leite sem os pedacinhos de coco e em seguida colocar o leite de coco, a maisena e mexer até ficar homogêneo. Após ficar um liquido acender em fogo médio e mexer ate ficar mingau. Muito cuidado para não empelotar, tem que mexer sem parar. Após o mingau estar pronto acrescentar o mel e o creme e mexer até ficar homogêneo. 
Se utilizar a queratina liquida colocar duas colheres.

Aplicação:
- Aplicar nos cabelos lavados e úmidos mecha por mecha enluvando suavemente e após enluvar todo o cabelo em movimentos circulares deixar o cabelo descansar com uma touca térmica ou colocar uma touca de alumínio (você pode fazer com papel alumínio caso não tenha touca) por 45 minutos. 
Após este período retirar a produto e em seguida secar com secador. Veja o resultado e decida se quer modelar com a chapinha. 

foto Andrea C.L resultado 
Espero que goste do resultado e saiba tudo sobre Máscaras naturais, Hidratação Reconstrutora  e tudo sobre beleza natural para seus cabelos. 


ELAS TAMBÉM ACESSAM: 

- VITAMINAS PARA O CABELO
-  SEGREDOS DA CAFEÍNA