Oleo das 5 ervas

Umectação para os Cabelos

Ativa e Estimula o crescimento

Autora: Andréa C.L

Ola meninas!!! Uma das receitas que vejo muito resultado total em se tratando de nutrição para os cabelos é a Umectação. Vemos muitas receitas com Óleo de coco, como fazer o óleo, mas esta combinação de ervas tenho certeza de que ainda não tinha visto. Estudei e Pesquisei bastante os efeitos medicinais destes ativos vegetais e as propriedades que podem dar um excelente resultado para a saúde dos nossos cabelos. O que é mais de costume é tomarmos o chá destas ervas e vemos muitos resultados pois estes tipos de ervas que vamos ver são medicinais e de grandes propriedades nutritivas.
Nesta umectação vamos unir o poder das 5 ervas: o alecrim, a hortelã, a erva doce, a erva cidreira e a camomila e vou ensinar também a substituir a erva para cada tipo de cor de cabelo, mas obtendo o mesmo resultado e além de que cada uma delas possui um perfume contagiante e uma sensação de frescor maravilhoso.


A palavra “Alecrim” vem das palavras latinas ros (que significa “orvalho”) e marinus (que significa “mar”), e contém dois anti-inflamatórios potentes, ácido carnósico e carnosol. Estes dois compostos inibiram a COX-2, uma enzima que provoca a dor e a inflamação no corpo. Eles também podem inibir a produção de excesso de óxido nítrico, que também desempenha um papel importante no processo inflamatório. além de estimular o sistema imunológico, graças a suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórios, e as propriedades anti-cancerígenas, além de possuir grandes quantidades de substâncias antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento das células e eliminar toxinas de nosso organismo. 
Todos estes benefícios reunidos em uma única erva que em contato com o couro cabelo auxila também contra a queda e a caspa. 



Foto montagem das 5 ervas 
Uma outra erva que iremos usar é a Hortelã. Ela possui poucas calorias, mas contém muitos nutrientes. Ela fornece apenas 70 calorias por 100 gramas de seu consumo, sendo rica em fonte de fibra dietética e de Proteína. É rico em Vitamina C, vitamina B e Vitamina D e minerais como Magnésio, Ferro, sódio e Potássio e também pode ser utilizada como um bloqueador de DHT ou dihidrotestosterona – é um perigo para quem sofre de queda de cabelo. A queda de cabelo feminino e masculino torna-se um problema quando não estamos saudáveis produzimos muito DHT superficial.
Sua ação refrescante, a hortelã do tipo pimenta é um ótimo adstringente, ajudando também melhorar a tonalidade da pele.

A excelente combinação destas ervas não poderia deixar de incluir neste óleo é a  Erva-Doce, por ser um alimento saudável e uma excelente fonte de uma grande variedade de nutrientes como em fibras, Vitamina A e Vitamina C e os Minerais, como o Cálcio, Ferro, Magnésio, Potássio, Zinco e Fósforo e de proteínas e gorduras. Ela é muito conhecida e comprovada não só pelo seu perfume mas também na melhora da pele e dos cabelos. Suas funções medicinais em antiespasmódica, estimulante, Relaxante, vermífuga, antirreumática é um ótimo relaxante muscular.

Juntamente com a Erva doce, uma outra muito parecida com suas propriedades mas também muito nutritiva é a Erva Cidreira ou Melissa officinalis uma planta composta principalmente de fibras, seu valor nutricional provém do óleo essencia. E por fim a Camomila.
A camomila (Matricaria recutita) uma erva medicinal também conhecida como matricária, camomilla, chamomille, chamomilla matricaria, camomile, macela, mançanil, comila-de-Paris, camomila-romana (Chamaemelum nobile), dentre outros nomes populares. Para os cabelos uma ótima vantagem de incluirmos a camomila é que ela age como um adstringente, ou seja, tem a capacidade de retirar a oleosidade do cabelo, mas para nós loiras ela auxilia no aclaramento do cabelo, claro que isto irá depender muito da sua cor natural. 
Quem tem um tom de cabelo escuro, a camomila irá dar uma leve brilho sem alterar a cor, agora claro que neste caso o óleo absorve toda as propriedades nutritivas e em combinação com as outras ervas não altera a cor. Sendo opcional pode substituir pela canela, fica a seu critério.

Como Preparar o Óleo das 5 Ervas

Ingredientes:

- Óleo de Oliva (Extra-virgem)
- Alecrim (pode ser a folha natural ou comprado em supermercado)
- Hortelã (folha natural )
- Erva-doce (folha natural ou comprado em sachês)
- Erva-cidreira (folha natural ou comprado em sachês)
- Camomila (folha natural ou comprado em sachês)


Obs: Caso seja cabelos tingidos de vermelho pode substituir a camomila pela canela, cabelos pretos não altera a pigmentação da cor.

Modo de Preparar:

- Em um pote escuro(pode ser de vidro mas não pode ser transparente deve ser um vidro isento dos raios do sol ou do calor, eu usei um frasco de xampú com embalagem escura) colocar as ervas. Depende do tamanho do frasco, eu usei tamanho médio então coloquei um maço de hortelã, mais ou menos 40 gramas de alecrim, 3 sachês de camomila, erva-doce e erva cidreira. Caso use a folha da erva cidreira colocar aproximadamente um maço de folha. Agora se o frasco for menor coloque a quantidade equivalente na metade do recipiente.
Após colocar todas as ervas acrescente o azeite e coloque até cobrir toda a erva e em seguida feche a embalagem e coloque em um local onde não entre raios do sol. 
Deixe 1 semana para extrair bem as propriedades de todas as ervas e após este período retire o óleo coando em um pano limpo ou um coador de tecido. não pode ser de papel.
Fazendo isto seu óleo das 5 ervas esta pronto para sua umectação nos cabelos.

Espero que tenham gostado e podem deixar um comentário do seu resultado após fazer e utilizar o óleo. É muito importante lembrar que este óleo não pode ser usado para cozimento e nem como massagem.



VER MAIS SOBRE CRESCIMENTO DOS CABELOS:

- Umectação Caseira                             - Vitaminas para os cabelos
- Óleos para os cabelos                         - Mascaras Nutritivas
Xampus Turbinados                            - Cafeina para os cabelos