Alface e seus benefícios

Aprenda como consumir e emagrecer com Alface de forma eficaz

Autora: Andréa CL

Olá meninas!! Hoje vamos entender um pouco mais sobre o Alface. Ele faz parte de nosso consumo cotidiano, porém não sabemos a diferença e seus benefícios. Ambos são saborosos, porém cada um tem diferentes propriedades e formas de agir em nosso organismo. 
Por possuir grande quantidade de água, fornece poucas calorias e tem um efeito saciante, uma vez que oferece inúmeras vitaminas e minerais necessários ao organismo.
Entre seus nutrientes contêm vitaminas A, C, K e do grupo B, como B1, B2 e B3, minerais como o cobre, cálcio, magnésio, sódio e potássio.
Vamos conhecer cada um deles e saber consumir de forma que possamos ter resultados.
Alface Crespa: rica em fibras, ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.
Alface Roxa: contém mais antocianina que as alfaces comuns e um teor maior de antioxidantes, substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento.
Alface romana: é o complemento perfeito em uma dieta de emagrecimento. Para perder peso de maneira eficaz, você deve consumir menos calorias do que o seu corpo utiliza por isso você deve levar em conta que a alface romana contém apenas 17 calorias por porção, de modo que você pode consumir grandes porções da alface romana e ainda assim perder peso, sendo a mais recomendada para auxiliar em uma R.E (reeducação alimentar) ou em uma dieta de ação rápida.
Alface lisa – essa é a mais consumida, possui as folhas soltas, macias e um sabor suave.
Alface mimosa – essa possui as folhas com a borda muito entrecortada, parecendo com os dedos de uma mão. É um dos tipos de alface mais delicada.

Alface americana – esta possui a cabeça compacta. O seu valor nutritivo é menor do que o de outros tipos de alfaces e folhas, é muito usada em lanches.

Benefícios de consumir Alface

  • Ajuda a emagrecer, por ser de baixa caloria e por ser rico em fibras que aumentam a sensação de saciedade; 
  • Combate a insônia, por ter propriedades calmantes; 
  • Combate a prisão de ventre, por ser rico em fibras; 
  • Ajuda a prevenir a anemia, por conter ácido fólico; 
  • Ajuda a prevenir o câncer, por ser rico em antioxidantes; 
  • Mantém a saúde dos ossos, por conter vitamina K; 
  • Ajuda no controle da diabetes, pois auxilia diminuir o índice glicêmico das refeições. 
Agora que você já sabe a diferença entre um e outro consuma adequadamente e obtenha  mais resultados no seu objetivo ao consumi-lo. Uma alimentação  saudável é a base para se viver muito mais.