Consciência Corporal


Aprenda quais os benefícios de trabalhar sua Consciência Corporal para conhecer seu corpo e melhor a execução dos seus movimentos

Pesquisado e escrito por: Andréa CL

Decidi realizar meu sonho e comecei a dançar depois de tanto tempo. 

Comecei a perceber que meu cérebro não entendia o que meu corpo estava executando!!!....Engraçado pensar que a mente não esta entendendo o que o corpo esta fazendo?. Pois era isso mesmo o que estava acontecendo. Foi ai que percebi que tinha que estudar melhor como fazer essa associação MENTE E CORPO, pesquisei muito e coloquei em prática tudo o que aprendi e muito coisa mudou. Mas não só na dança, passei a compreender melhor que meu corpo precisa estar conectado com minhas emoções e não só a técnica que importava, mas a entrega emocional e tudo isso foi positivo pois passei a conhecer e entender melhor o meu lado MULHER.

Agora vou compartilhar minha pesquisa e tudo o que aprendi. Acompanhe

Consciência Corporal
 é a capacidade que temos de conhecer o próprio corpo, como ele funciona e quais são suas limitações e condições físicas, tanto interna como externa.

Ter a consciência dos movimentos que o corpo executa, traz a capacidade de realizá-los de maneira mais adequada, sem desperdícios de energia e entendendo melhor do que  ele é capaz de fazer, suas limitações para que podemos trabalhar melhor nossas superações físicas.

Assim, prestar atenção ao próprio corpo é a ideia básica da consciência corporal, o autoconhecimento, 

Como desenvolver a consciência corporal?
Mediante minha pesquisa pude entender que nossas articulações, músculos e ligamentos possuem estruturas neurais de estimular as respostas de equilíbrio e postura de nosso corpo. Quanto mais rápida a resposta do corpo, menores são as chances de lesões e ter essa  consciência se torna um aliado para os  exercícios físicos.
Muitas vezes, na ansiedade de atingir os resultados desejados mais rápidos, elevamos os exercícios para mais do que nossos corpos aguentam ou também  pelo fato de termos decorado uma sequência de movimentos na dança acabamos executando de forma errada causando graves distensões musculares, pelo simples fato, de não termos a devida consciência de nossas limitações momentâneas que ativam musculaturas desnecessárias para aquele movimento.
Treinos de dança, fortalecimento e flexibilização
O primeiro passo foi prestar mais atenção nos movimentos que eu realizo no dia a dia. Como eu me sento? Como levanto da cama? Será que a minha postura está correta? Como eu piso? Como estou lidando com minhas emoções? 
Ao dançar, diversas habilidades cognitivas são colocadas em ação como atenção e concentração, memória, raciocínio lógico, noção de espaço, tudo isso apenas em um único movimento.
Você não vai de um dia para o outro desenvolver essa habilidade, mas se todos os dias priorizar um tempo para si mesma, eu sempre chamo MEU MOMENTO EGOÍSTA, mas que na verdade não é egoísmo é simplesmente SE AMAR, dar um pouco de atenção a si mesma e entender que para Amar é importante aprender a se amar primeiro.
DANCE, FAÇA EXERCICIOS, TENHA UMA BOA QUALIDADE DE VIDA E VIVA TODOS OS DIAS PELO PRAZER DE VIVER.

Postar um comentário

0 Comentários