Alimentos Detox

Conheça os alimentos que ajudam a desintoxicar o organismo e a pele

Autora: Andréa CL

Olá meninas hoje vamos aprender a conhecer um pouco mais sobre os alimentos e como podemos utilizá-los para obtermos uma qualidade de vida muito mais saudável.
Durante muitas vezes em minhas postagens falo muito sobre Detox. Para entender melhor, o processo de desintoxicação consiste na eliminação dos excessos e das toxinas acumuladas no organismo mediante os alimentos que ingerimos.
Essas toxinas são substâncias nocivas encontradas em conservantes, corantes, adoçantes ou mesmo na poluição. Quando o nosso mecanismo de auto-limpeza natural é sobrecarregado, nós começamos a ter sintomas como inchaço, fadiga, olheiras, insônia, má digestão, prisão de ventre, estresse, pele e cabelo sem brilho, etc. Se por um lado, a alimentação pode causar intoxicação, por outro lado, existem alimentos como frutas e grãos, que ajudam o organismo de forma natural e saudável a eliminar. 

Conheça alguns alimentos que são bem conhecidos por suas ações anti inflamatórias

Mamão

O mamão é um alimento que contém papaína, uma enzima que digere proteínas. Em conjunto com outros nutrientes tais como vitaminas C e E, a papaína ajuda a reduzir a inflamação, e melhora a digestão e cicatrização de queimaduras.

Chá Verde

Os flavonóides no chá verde são potentes anti-inflamatórios naturais, podendo reduzir os riscos de doenças cardíaca e cancro.

Azeite Virgem Extra

O azeite é rico em polifenóis, que protege os vasos do coração e sangue de inflamação. As gorduras monoinsaturados no azeite são também transformados em agentes anti-inflamatórios pelo corpo, que pode diminuir a ocorrência de asma e artrite reumatóide.

Batata doce

A batata doce é uma boa fonte de hidratos de carbono complexos, beta-caroteno, o manganês, a vitamina B6 e C, bem como fibra dietética. Trabalhando em conjunto, estes nutrientes são poderosos antioxidantes que ajudam a curar a inflamação no corpo.

Brócolis

O brócolis é um vegetal nutritivo que contém fitonutrientes, um anti-inflamatórias, e anti-câncer como o sulforafano, que ajuda o corpo a se livrar de compostos potencialmente carcinogênicos.

Salmão

Por ser um excelente fonte de EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenóico), dois potentes ácidos graxos ômega-3. Os benefícios do ômega-3 ajudam na prevenção de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer a reduzir os sintomas de doenças auto-imunes e distúrbios psicológicos.

Gengibre

O gengibre contém uma série de agentes cientificamente comprovadas para alívio da dor. O gengibre contém uma enzima que digere proteínas chamado zingibain, que aparece para aliviar a dor da artrite, reduzindo a inflamação. O anti-inflamatória de gengibre compara-se favoravelmente com a aspirina. A raiz do gengibre é também rica em dois grupos de compostos conhecidos como os shaogals e Gingerols, tornando um excelente anti inflamatório.

Abacate

O óleo de abacate tem uma composição de gordura semelhante ao azeite de oliva e contém alto teor de gorduras monoinsaturadas benéficas ao coração. Com um ponto de queima ainda mais elevado do que o óleo de oliva, torna-se ideal para ser usado com óleo de cozinha.

Manjericão

O manjericão é capaz de reduzir o inchaço e inflamação em pacientes com artrite em cerca de 73%.
Em seu prato predileto, atire  um punhado de folhas de manjericão fresco  de tamanho médio (adicione a salsa também, se você quiser) e mexa.


Agora que você já sabe os alimentos que podem auxiliar na limpeza do seu organismo e extremamente importante incluir em suas rotinas alimentares, através de um chá, saladas e em suas refeições. 
Espero que tenha ajudado e faça constantemente detox para que mantenha seu organismo sempre livre de toxinas.
Elas também acessam: