Saiba tudo sobre o Hortelã Pimenta




Conheça todos os benefícios do hortelã para a pele e cabelos

Autora: Andréa C.L



O hortelã-pimenta ou (Mentha piperita), planta medicinal conhecida como hortelã, menta, spearmint e mint (inglês). Os sinônimos otânicos Mentha crispa e Mentha villosa. Pertence a família Lamiaceae. 

Possui grandes benefícios pois suas propriedades, as folhas da hortelã são ricas em vitaminas como a A, B e C, sais minerais como ferro, cálcio e potássio. 
A grande maioria das pessoas utilizam o hortelã no alimento e em usos medicinais, porém também podemos utilizar em fórmulas para cosméticos, principalmente no rejuvenescimento da pele causando uma sensação de frescor agradável. Suas propriedades adstringentes evitam o aparecimento de cravos e espinhas, ajudando também no clareamento da pele. 

A receita que vamos aprender a utilizar é o Oléo de Hortelã, que proporciona um efeito de arrefecimento do couro cabeludo, combatendo a caspa e piolhos. Uma vez que o óleo equilibra o pH, pode ser utilizado para o tratamento do couro cabeludo e seco. Caspa é predominantemente associada couro cabeludo seco, resultando em uma superfície escamosa, couro cabeludo abrasiva. A secura que é experimentado pelo seu couro cabeludo, com prurido como um acompanhamento, é encontrado com a utilização de óleo de hortelã-pimenta, conhecido para manter o equilíbrio do pH. Devemos utilizar como um tratamento caseiro contínuo para estimular o folículo aumentando a circulação sanguínea e assim proporcionando a redução da queda e auxiliando no crescimento.

Receita do Óleo de Hortelã

Ingredientes: Óleo de azeite extra-virgem e hortelã-pimenta

Modo de preparo: Primeiramente coloque o hortelã em um recipiente (escuro onde não entrará raios de sol). Pique e amasse bem até começar a aparecer um liquido em seguida neste mesmo recipiente acrescente o azeite de oliva extra virgem mexa bem e deixe fechado o recipiente por 2 dias.
Após estes dois dias coe em um pano seco e limpo e seu óleo estara pronto para uso.
Como utilizar: Para umectação é aconselhável dar uma leve aquecida e enluvar levemente os cabelos de um dia para outro para ter um resultado mais eficaz. Agora claro que sendo um tratamento caseiro não é somente uma vez que o resultado aparece de preferência inclua em um tratamento de 3 meses para que possa ver realmente o resultado.

Espero que tenham gostado e acesse outros óleos para fazer um tratamento de umectação completo.

- Óleos para Umectação                     
- Tratamentos com óleos caseiros